Gol Diz o Fim da "Ervilha" WEBJET !
Gol Anuncia Fim da WEBJET no dia 29/Novembro 2012
Desde a noite de ontem, algo parecia estranho nos aeroportos do Brasil. Pelo aplicativo de "Voos Online", da Infraero, o que se sobressaíam eram os voos cancelados da Webjet. Em todos os aeroportos onde operava, chegava próximo da hora do voo e o status era alterado para cancelado.
E hoje o mercado da aviação brasileira perdeu hoje mais um player. A Gol Linhas Aéreas anunciou formalmente o encerramento das operações da Webjet, cuja compra fora oficializada em Outubro de 2011, por R$ 70 milhões, mais um passivo de R$ 200 milhões.
Desde então, a alta cúpula da Gol já questionava a forma de custeio das empresas aéreas do Brasil e prenunciava um processo de retomada de margens a curto prazo. Com a saída de um concorrente e a manutenção da oferta (mesmo com incremento da demanda), a companhia objetivou um aumento no preço do bilhete aéreo e, por consequência, o aumento no resultado operacional.
A decisão causou furor na aviação, o Sindicato dos Aeronautas se posicionou surpreso com o anúncio e com a demissão de 850 dos 1.500 funcionários da empresa. Os funcionários foram informados da decisão em reuniões com as equipes da Gol e o que se observou foi um misto de revolta e tristeza.
"A primeira medida é a extinção das operações de voo", diz a empresa, em comunicado ao mercado. A Webjet possui aviões modelo Boeing 737-300, que, segundo a empresa, são de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica. Vinte aeronaves serão devolvidas até o final do primeiro semestre de 2013.
Se a estratégia dará certo o tempo nos vai dizer. Hoje as ações da GOL (GOLL4) subiram quase 2%.
Como profissional de Finanças e Marketing, ainda estou 'digerindo' o contexto a fim de entender como fica o mercado daqui em diante, entretanto dois aspectos já são notados, por mais óbvio que possa parecer, são: com menos concorrentes e a oferta não acompanhando a demanda, (i) os preços estão subindo; (ii) parte das pessoas que voava de avião está migrando para outros meios de transporte (fato já comprovado pelas pesquisas divulgadas recentemente).
Fonte: Aerotin.net
Comentários
Postar um comentário