Pular para o conteúdo principal

Anac multa Infraero em até R$ 300 mil por falhas em aeroportos do Rio

 Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou nesta sexta-feira que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) será multada em até R$ 300 mil pelos problemas recentes na prestação de serviços nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Somente por este último, a estatal responsável pela administração dos principais aeroportos do País terá que desembolsar R$ 250 mil. Pelo Galeão, a multa vai variar de R$ 35 mil a R$ 50 mil.
Passageiros que circularam pelo Santos Dumont vêm reclamando do forte calor no aeroporto devido a problemas no sistema de ar condicionado. Segundo o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, foi constatada falha no sistema de ar condicionado em pelo menos cinco dias. A multa diária é de R$ 50 mil. Esse valor equivale a 1/3 da arrecadação diária com a taxa de embarque do Santos Dumont.
Quanto ao Galeão, a multa se refere ao blecaute ocorrido na última quarta-feira, quando chegou a faltar luz por cerca de dez minutos até que os geradores fossem ligados. Guaranys disse que já está definido que a Infraero será punida pela falha, mas que o valor, que vai varia de R$ 35 mil a R$ 50 mil ainda será definido pela comissão de fiscalização da agência.
"Essas multas ainda estão sendo aplicados. É um processo administrativo, que requer um certo tempo", afirmou Guaranys, após vistoria no aeroporto internacional do Galeão, na zona norte do Rio.
O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, ressaltou que a empresa assume a responsabilidade pelo problema no fornecimento de luz no Galeão, e pediu desculpas aos passageiros. Segundo ele, ainda não há uma causa definida para o problema, e a questão ainda está sendo apurada. Vale garantiu que o mesmo problema não ocorrerá novamente.
O executivo acrescentou que os geradores de emergência levaram cerca de dez minutos para serem ligados. Vale admitiu que esse tempo é longo, e que o ideal seria que o sistema emergencial levasse, no máximo, três minutos para entrar em ação. "Estamos verificando porque o nosso regime de contingência demorou dez minutos para entrar. Era para ter entrado um pouco mais cedo, para que as pessoas não tivessem a sensação que tiveram. Não tivemos nenhum voo cancelado, e tivemos 19 voos atrasados por isso, e peço desculpas aos usuários que foram prejudicados", declarou.
Vale afirmou que, até o momento, não existe nenhum fator que determine que a Light, distribuidora de energia elétrica que abastece o Rio, tenha tido a responsabilidade pelo apagão. As duas linhas de energia que chegam até o Galeão estão funcionando normalmente, afirmou. Um dos transformadores já foi trocado, e o outro será substituído até meados da semana que vem.
Quanto ao Santos Dumont, Gustavo do Vale também admitiu que o problema no sistema de ar condicionado ainda não foi totalmente sanado, mas que os passageiros não sofrerão mais com forte calor. Ele explicou que o aeroporto tem três equipamentos de refrigeração, dos quais dois estão em perfeito estado. O outro está sendo consertado, mas foi substituído, desde domingo, por um provisório. "Com o aluguel desse equipamento, não teremos mais problemas no Santos Dumont", garantiu.


Fonte: Terra - http://noticias.terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.