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TAM - A História


TAM Linhas Aéreas (antes Transportes Aéreos Marília) é a maior companhia aérea do Brasil, assim como de toda a América Latina, sendo uma das 20 maiores do mundo e a líder no Hemisfério Sul em número de passageiros transportados. Sua sede está localizada em São Paulo, cidade na qual estão dois dos seus principais centros de operações (ou hub), Aeroporto de Congonhas e Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além destes, o Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek e o Aeroporto Internacional do Galeão também servem como principais centros de distribuição de voos da companhia.

A TAM tornou-se membro da maior aliança aérea mundial, a Star Alliance, consolidando a estratégia de crescimento para ser uma das maiores companhias aéreas de aviação do mundo. Porém, sairá da star alliance, por causa da fusão com a LAN, conforme condição imposta pela autoridade financeira chilena, equivalente ao nosso CADE, que determinou que nenhuma companhia do grupo LATAM poderia fazer parte da mesma aliança que a Avianca/Taca. O seu futuro é estudado por executivos do grupo, que terão 20 meses para decidir se a cia entrará para outra aliança global ou se permanecerá sem aliança.
Uma frota composta por 160 aeronaves Airbus (A319, A320, A321, A330) e Boeing (B767 e B777) operam na malha aérea da TAM que voa para países na América do Norte, América do Sul e Europa, a TAM conta com 19 destinos internacionais e 42 destinos em todos os Estados do Brasil.
A TAM S.A. ainda possui mais duas companhias aéreas, a subsidiária paraguaia TAM Airlines (antes: TAM Mercosur) e a regional Pantanal Linhas Aéreas. Além dessas duas, outras empresas pertencem ao grupo:TAM Aviação Executiva, TAM Cargo, Centro Tecnológico TAM (TAM MRO), Condomínio Industrial TAM, TAM Viagens e a Multiplus Fidelidade.
Em 13 de agosto de 2010 a TAM assinou um acordo não vinculante com a companhia aérea Chilena LAN Airlines para fundir e criar LATAM AIRLINES GROUP.

Décadas de 60-80:

Na cidade de Marília, interior de São Paulo a TAM – Táxi Aéreo Marília surgiu em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os estados de São Paulo e do Mato Grosso com quatro Cessna 180 e um Cessna 170. Após seis anos o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, o qual muda a sede para São Paulo e também muda o perfil ao começar a transportar apenas malotes.
Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa.
O ano de 1976 marca o surgimento da TAM – Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, que teve atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.
A década de 80 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos turboélices Fokker F27, substituindo os aviões bimotores. Em 1981, a TAM comemora a marca de um milhão de passageiros transportados.
O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Década de 90:

Na década de 1990, a empresa ganha mais visibilidade com a chegada dos Fokker 100, inaugurando uma nova era na aviação regional.
Em 1993, a TAM lança com pioneirismo o TAM Fidelidade. Que se destaca por não prever limitação de assentos para as passagens gratuitas.
O ano de 1996 marca o início das operações da TAM em todo o território nacional. A TAM adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur, atualmente TAM Airlines
Em conjunto com um consórcio formado pela LAN Chile e TACA, a TAM lidera a negociação para compra de suas primeiras aeronaves Airbus. O resultado é a compra de 150 aeronaves para as três empresas junto ao consórcio europeu.
Outra iniciativa estratégica é a compra de uma área de 447 hectares no município de São Carlos, no interior de São Paulo, que hoje é a sede do Centro Tecnológico TAM.
Em 1998, chegam à TAM seus primeiros Airbus A330 e a empresa faz o seu primeiro voo internacional na rota São Paulo-Miami. No ano seguinte, é a vez do primeiro destino para a Europa, Paris, em parceria com a Air France.

2001-2002:

A TAM começa em 2000 uma ofensiva fase de crescimento, mas o ano de 2001 é marcado por grandes acontecimentos. O comandante Rolim morre tragicamente no dia 8 de julho em um acidente de helicóptero. Dois meses depois, a aviação internacional sofre um sério abalo e entra em um ciclo de retração em decorrência dos atentados de 11 de Setembro.
Assim como em outras partes do mundo, o mercado brasileiro sofre os efeitos da retração econômica. No entanto, a TAM cresce 31% nesse período, transportando mais de 13 milhões de passageiros e elevando o faturamento para praticamente R$ 3 bilhões no ano.
Em 2001, a empresa incorpora mais 15 aeronaves Airbus A320 e dois Airbus A330. Mesmo com as adversidades, a TAM transporta quase 14 milhões de passageiros em 2002.

2003-2004:

Em 2003, a TAM remaneja sua malha aérea, reestrutura-se internamente e dá início ao compartilhamento de voos com a VARIG.
A companhia fecha o ano com lucro de R$ 174 milhões, o maior de sua história. Depois de uma carreira de 30 anos na empresa, Daniel Mandelli Martin deixa a presidência da TAM.
Marco Bologna, que havia ocupado a vice-presidência Financeira, assume a presidência em janeiro de 2004
Com o reaquecimento da economia, a companhia volta a operar os voos diurnos para Miami e passa a operar mais três voos semanais para Paris. Além disso, a empresa inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente para Santiago no início de dezembro.
Para adequar a frota ao aumento de demanda no mercado doméstico e internacional, a TAM confirma a chegada do seu décimo Airbus A330 até outubro de 2005. A empresa também acertou junto à Airbus um cronograma para a entrega de mais 10 aeronaves A320
No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de frequências para seus passageiros. Ao todo, 25 novos destinos nacionais, responsáveis pelo transporte de 38 mil passageiros a mais em 2004. Os acordos envolvem cinco empresas: Passaredo, OceanAir, TOTAL, TRIP e Pantanal. Com isso, a TAM passou a cobrir uma malha com 66 cidades no território nacional (sendo 41 destinos próprios).
A TAM fecha o mês de dezembro com a liderança no mercado doméstico pelo 18º mês consecutivo e um recorde histórico no mês de dezembro: 41,17% de market share. No acumulado do ano, a TAM fica com uma participação de 35,79% no setor nacional e de 14,48% no internacional. A ocupação das aeronaves acumulada no ano também atinge bons resultados: 64% no mercado doméstico e 72% no internacional.

2005-2006:

A TAM liderança do mercado doméstico de aviação com média de 43,5% de market share e 18,9% de participação no mercado.
Novas frequências para Paris, Buenos Aires e o lançamento do voo para Nova York, em novembro, contribuem para aumentar a fatia desse segmento. Além disso, a Companhia consolida seus voos para Mami, Santiago e reforça sua integração com a malha da subsidiária TAM Mercosur, sediada em Assunção, no Paraguai.
Nesse ano, 19,6 milhões de passageiros são transportados, número 44,7% superior ao registrado em 2004.
No primeiro semestre de 2006, reforça voos a partir de São Paulo, Rio e Brasília, principalmente para capitais do Nordeste. Em julho, passa a voar para Boa Vista e inicia frequências diretas para Manaus a partir de São Paulo. A partir de outubro, começa a operar voo diário para Rio Branco a partir de Goiânia, com escala em Brasília, e passa a voar para todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal.
No mercado internacional, completa as sete frequências semanais para Nova York com voos no horário noturno, inicia-se o terceiro voo diário para Miami a partir de Manaus e, com a TAM Mercosur, reforça Buenos Aires a partir do Galeão. Para Santiago, aumenta a capacidade com a operação do Airbus A330. Em outubro, inicia o voo para Londres e passa a oferecer a seus passageiros mais dois novos destinos na EuropaZurique e Genebra, na Suíça, por meio de voos em codeshare com a Air France.
A Companhia encerra o ano com lucro de R$ 556,0 milhões. Nos mercados doméstico e internacional, a empresa transportou 27,9% mais passageiros em relação ao ano anterior, totalizando 25 milhões de pessoas. Em dezembro, alcança 49,1% de participação no mercado doméstico e 60,6% no segmento internacional.

2007:

Inicia as novas rotas para Milão e para Córdoba, na Argentina, passa a oferecer uma frequência direta entre Salvador e Paris, além dos voos ligando Fortaleza e Salvador a Buenos Aires. Lança ainda a segunda frequência diária para Santiago e passa a operar o terceiro voo diário para Paris, desta vez com partida do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
Como parte de sua política para o segmento internacional, a TAM estabelece parcerias estratégicas por meio da assinatura de Memorandos de Entendimento com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, e com a alemã Lufthansa.
Em julho, recebe autorização oficial da Agência Nacional de Aviação Civil para iniciar operação regular de três frequências semanais para Frankfurt e de sete para Madrid. Para operar o segmento internacional, a TAM anuncia a ampliação de seu planejamento de frota, com a aquisição de 22 Airbus A350 XWB (Xtra Wide Body) com mais 10 opções, para serem entregues entre 2013 e 2018. Além desses, a empresa confirmou o recebimento de mais dois A330 em 2010 e outros dois em 2011. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a aquisição de quatro Boeing 777-300ER, aumentando para oito o número de aeronaves desse modelo.
No mês de julho, a TAM registra participação de mercado nos voos domésticos de 50,6%, consolidando a liderança alcançada desde julho de 2003. No segmento das linhas internacionais operadas pelas companhias aéreas brasileiras, a TAM atinge market share de 64,3%, mantendo liderança conquistada em julho de 2006.

2008:

O ano de 2008 registrou momentos históricos para a TAM, como o reposicionamento de sua marca e o anúncio feito em outubro da entrada da empresa na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas, representando um novo patamar na expansão internacional da TAM. Ainda na área internacional, a companhia ampliou seus acordos de codeshare com várias empresas, como a TAP, a Lufthansa e a Air Canada; e, na América do Sul, manteve os acordos com a LAN Chile, a LAN Peru, a LAN Argentina e a Pluna.
empresa encerrou o ano de 2008 — em que recebeu seu primeiro Boeing 777-300ER — com 129 aviões, uma frota com idade média de 5,5 anos, uma das jovens do mundo. A receita líquida no ano foi de R$ 10,5 bilhões, um crescimento de 29,7% em relação a 2007. O lucro operacional registrou aumento de 67,3%, também na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 725,2 milhões.
Segundo dados da ANAC, a participação média da TAM no mercado doméstico em 2008 foi de 50,3%. Já no âmbito internacional, a companhia ampliou sua participação entre as empresas brasileiras que voam para o exterior e, em dezembro de 2008, registrou o recorde de 85,5% de market share internacional.
volume total de passageiros domésticos transportados pela TAM em 2008 foi de 25,6 milhões de pessoas, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. No mercado internacional, foram 4,5 milhões de passageiros transportados, um crescimento de 22,4% em relação a 2007. A taxa de ocupação acumulada ao final do ano nos voos domésticos foi 68,1%, e a dos voos internacionais atingiu, no mesmo período, 75,5%.

2009:

Em 2009 uma das ações prioritárias para a adesão à Star Alliance foi a migração dos sistemas comerciais de gestão de passageiros e de check-in da TAM para a plataforma Amadeus Altéa CMS. Ao longo de 2009, a empresa realizou uma reformulação completa em sua plataforma tecnológica.
Em paralelo, a companhia ampliou sua atuação internacional. Em abril, iniciou um acordo de codeshare com a empresa britânica bmi e também um acordo regional com a companhia uruguaia Pluna para fortalecer a rota São Paulo-Montevidéo. Em maio, fechou codeshare com a Swiss. Selou, ainda, acordos de integração de programas de fidelidade com a Air Canada, Swiss, bmi e Austrian. Em agosto, também deu-se início ao codeshare com a Air China para voos São Paulo-Pequim, via Madrid.
Em junho, de acordo com sua diretriz de contemplar multinegócios alinhados com a aviação, a empresa apresentou ao mercado o Multiplus Fidelidade, que atua com o conceito de redes de programas de fidelização. Em outubro, o Multiplus tornou-se uma empresa independente.
Em 19 de dezembro, a TAM S.A., a holding controladora da TAM Linhas Aéreas formalizou a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, empresa de aviação que atende cidades de densidade populacional média nos Estados de São Paulo,Minas Gerais e Paraná a partir do Aeroporto de Congonhas (SP).
A empresa encerrou o ano com uma frota de 132 aviões, sendo 107 narrow-body Airbus (20 A319, 81 A320 e 5 A321) e 25 wide-body, sendo 18 modelos Airbus (16 A330, 2 A340) e sete modelos Boeing (os 4 Boeing 777-300ER e 3 Boeing 767-300).
Em 2009, registrou-se um market share acumulado de 45,6% no mercado doméstico e de 86,5% entre as companhias brasileiras que operam voos internacionais. Transportou, ao longo do ano, 30,4 milhões de passageiros.

2010:

Em março, a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas pela TAM Linhas Aéreas foi oficializada e a partir de então 3 Airbus da TAM passaram a fazer voos para a subsidiária em conjunto com os ATR 42.
No dia 13 de maio, foi efetuada a entrada oficial da TAM na principal aliança mundial de empresas aéreas, a Star Alliance. A responsável pela entrada da companhia aérea brasileira na aliança foi a United Airlines. As aeronaves da TAM passam a ostentar ao lado das portas dianteiras os adesivos da aliança, sendo que um A320 (PR-MBO) e um A330 (PT-MVM) apresentam o esquema de pintura especial da aliança.
Após a adesão na Star Alliance, a TAM volta a firmar novos acordos de codeshare com as companhias também Star Alliance como Continental AirlinesANA e US Airways, e ampliadas as parcerias já existentes com a Lufthansa e a Swiss. No mercado doméstico, o acordo de codeshare com a regional TRIP foi expandido. Além disso, foram inauguradas cinco rotas internacionais: Frankfurt e Londres, partindo do Rio de JaneiroMiami, saindo de Brasília e Belo Horizonte; e São Paulo-Bogotá.
No dia 13 de agosto, foi anunciada juntamente com a LAN Airlines a intenção da união das duas holdings em uma única, a LATAM Airlines Group. Juntas, TAM e LAN somam mais de 40 mil funcionários, mais de 280 aviões, 115 destinos, em 23 países, além de oferecer serviços de carga em todo o mundo. Será a maior empresa aérea da América Latina e 10ª maior em passageiros transportados. As duas companhias continuarão operando com as marcas existentes e sob suas próprias certificações de operação, assim como KLM e Air France.
A LAN ficará com 70,6% da Latam, e a TAM, com 29,3%, sendo a família Amaro detentora de 80% do capital votante da empresa e também com participação na Lan.
Em 28 de outubro, iniciou-se o serviço de chamadas telefônicas, pioneiro na aviação brasileira, assim como o envio de mensagens de texto e acesso à internet durante os voos da companhia para passageiros a bordo inicialmente de um Airbus A321. O serviço é inédito no país e surgiu de uma parceria entre a TAM e a OnAir, empresa que dá suporte para uso de celulares em aeronaves.

2011:

Em janeiro de 2011, foram assinados os acordos vinculativos para a formação da LATAM Airlines Group, aprovados pelos respectivos Conselhos de Administração das duas empresas e, em março de 2011, a ANAC concedeu a autorização prévia para a operação. A transação ainda está sujeita à aprovação dos demais órgãos reguladores no Brasil, no Chile e nos outros países onde a LAN possui subsidiárias, assim como à concordância dos acionistas não controladores, por meio da adesão a uma oferta de ações. Em maio de 2011 foi vinculado à impresa o começo de operações para Cidade do México, e assinado acordo de Code-Share com a Spaniair
Em julho, a TAM solicitou a ANAC o voo 8112, que sai de São Paulo para a Cidade do Mexico, e o voo 8113 que faz o percurso inverso. Ambos os voos sao operados com os A330-200 e foram aprovados em outubro do mesmo ano. Esse destino se acrescenta a malha de voos internacionais da TAM.

2012: LATAM Airlines

O ano de 2012 trouxe grandes mudanças para a empresa. Em meados desse ano, foi anunciada a segunda fase do plano de renovação da frota, o que significava retirar os antigos Boeing 767 da frota e substituí-lo pelo Airbus A330-200 em suas rotas. Tal retirada ocorreu entre Outubro e Dezembro. A grande mudança aconteceu no início de Julho: a TAM e a LAN Airlines concluíram o processo de fusão, resultando na criação da holding LATAM Airlines, que está entre as 15 maiores empresas aéreas do mundo e é a maior empresa aérea do hemisfério Sul.
No início de Agosto, a TAM recebeu o primeiro Boeing 777-300ER da encomenda de 8 aeronaves que a empresa havia assinado em 2011. A aeronave, matriculada PT-MUE foi a primeira aeronave da frota a contar com a nova configuração de interior, com primeira classe e classe econômica totalmente reformuladas pela empresa inglesa Priestmangoode, e ainda contando com uma novidade: o Espaço+, uma cabine da classe econômica que conta com assentos com mais espaço para as pernas e reclinação. A aeronave conta também com Wi-Fi. Devido a problemas com o fabricante, a nova classe executiva teve que ser adiada para Julho de 2013, e os assentos ainda são da configuração antiga. Toda a frota de longo curso será reformulada com os novos assentos. Em Novembro, ingressou na frota também o Airbus A319 PT-TMI, o primeiro a contar com a nova configuração para a frota de médio curso, com novas poltronas e também uma seção Espaço+ como nos 777. Essa configuração será aos poucos instalada nas aeronaves da família A320. Todas as aeronaves recebidas à partir de então contam com o novo padrão.

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