Pular para o conteúdo principal

Justiça dá oito dias para que Gol readmita funcionários da Webjet


RIO – A Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro deu prazo de oito dias para que a Gol cumpra a liminar que garantiu a reintegração de 850 funcionários da Webjet demitidos em novembro, informou o Ministério Público do Trabalho nesta terça-feira. A decisão é da juíza titular da 23ª Vara do Trabalho, Simone Poubel Lima, após presidir nesta terça-feira audiência com os representantes da companhia aérea, do MPT e do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
Durante a audiência, a Gol tentou justificar as demissões, alegando problemas financeiros e inaptidão dos funcionários da Webjet em operar equipamentos da Gol. Além disso, alegou que tentou sem êxito conciliação com os trabalhadores. O procurador do Trabalho Carlos Augusto Sampaio Solar disse, no entanto, que a tentativa de negociação só ocorreu depois que o MPT entrou com ação na Justiça, exigindo a reintegração dos demitidos.

No último dia 6, o juiz substituto do Trabalho Bruno de Paulo Vieria Manzini, da 23 Vara do Trabalho, havia concedido liminar ao MPT, ordenando a reintegração dos funcionários demitidos. Na época, ele fixava a data de hoje para que a companhia apresentasse uma proposta de quitação das verbas trabalhistas e de realocação dos trabalhadores, o que não aconteceu, levando a juíza Simone Poubel Lima a estender o prazo. No último dia 14, a Gol tentara cassar a liminar, mas a Justiça negou o pedido.
Na sua decisão, a juíza da 23 Vara fixou multa diária de R$ 1 mil por trabalhador em caso de descumprimento. Na liminar deferida pelo Juiz Bruno Manzini, a multa era de R$ 20 mil. Na audiência desta terça-feira, a magistrada concedeu também prazo de dez dias, a partir de 14 de janeiro, para que as partes entreguem outros documentos para se defenderem.
Na ação, o MPT demonstrou que a Gol não realizou negociação prévia com o sindicato da categoria, conforme determina o Tribunal Superior do Trabalho (TST), e descumpriu termo firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na compra da Webjet. No termo, a Gol assumiu o compromisso de manter os empregos dos funcionários da Webjet.
Em nota, a Gol informou que “tão logo receba o mandado o cumprirá e, paralelamente, recorrerá da decisão


FONTE: O GLOBO - 
http://oglobo.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.