Pular para o conteúdo principal

Embraer diz que preço de jato KC-390 irá 'incomodar a concorrência


Fabricante está desenvolvendo aeronave sob contrato com a FAB.
Expectativa é fazer o primeiro voo teste no segundo semestre de 2014.

O preço do jato de transporte militar da Embraer KC-390 será competitivo e irá "incomodar a concorrência", disse o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, nesta terça-feira (9).

A fabricante de aviões brasileira está desenvolvendo o KC-390 sob contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e espera fazer o primeiro voo teste no segundo semestre de 2014. No fim de março, a Embraer concluiu com a FAB a revisão crítica de projeto, para iniciar a fase de produção do protótipo.
"O que a gente pode falar é que é um preço competitivo. Em termos de preço, nós vamos incomodar", afirmou Aguiar à Reuters, antes da participação da empresa em uma feira de defesa e segurança no Rio de Janeiro.
"O preço depende da configuração do avião, da demanda específica de cada cliente. É muito difícil a gente dizer um preço. Tem uma série de detalhes que muda o preço do avião", acrescentou.
O KC-390 é visto como um possível substituto a versões mais antigas do C-130 Hercules, da Lockheed Martin.
Em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro nesta terça-feira, Aguiar também não deu detalhes sobre o preço do cargueiro da Embraer, mas afirmou que será inferior ao valor que a Lockheed vem cobrando recentemente para o C-130, que ele estimou entre US$ 90 milhões e US$ 120 milhões.
Um porta-voz da Lockheed Martin não comentou de imediato preços para o C-130 Hercules. Recentemente, a empresa norte-americana anunciou uma versão mais barata do Super Hercules e ofereceu um kit para atualizar aviões mais antigos por um custo menor.
Potencial de mercado
A Embraer atualizou nesta terça-feira sua avaliação do mercado potencial no segmento de transporte militar, estimando uma demanda mundial por 728 aviões cargueiros até 2025, no valor de mais de US$ 50 bilhões.
Quando apresentou o projeto de seu cargueiro, em abril de 2009, a Embraer via demanda global de 700 unidades para a aeronave num período de 15 anos e disse que pretendia ter um terço do total.
Em junho do ano passado, a Embraer fez um acordo com a Boeing para que a gigante norte-americana dê suporte comercial para a venda do KC-390.
A Embraer tem assinadas algumas cartas de intenção de compra do cargueiro, além da FAB, por outras forças aéreas de países que são parceiros no projeto, como Argentina, Portugal e República Tcheca.
A fabricante de aviões espera anunciar a primeira encomenda do jato de transporte militar KC-390 no primeiro trimestre de 2014, segundo Aguiar.
"O KC-390 tem mercado em mais de 70 países. Os países da América Latina em geral, da África e do sudeste asiático são metas nossas a perseguir em um primeiro momento", disse o executivo.



FONTE: G1 - GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.