Problemas técnicos em uma das turbinas impediram a decolagem do voo JJ 3513 da companhia aérea TAM, que partiria do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju (SE), com destino a São Paulo na madrugada desta quarta-feira (08). O problema foi detectado pelo piloto após o embarque dos passageiros por volta das 01h15 da madrugada. A aerponave permanece no pátio e técnicos realizam manutenção para tentar solucionar o problema.
De acordo com passageiros, que não quiseram ter seus nomes revelados, um cheiro forte, que parecia ser de óleo ou combustível, foi sentido por todos dentro da aeronave. Após 40 minutos, eles foram informados pelo comandante que deveria desembarcar e procurar a equipe da companhia em solo, já que um problema técnico em uma das turbinas havia sido identificado
No entanto, segundo muitos passageiros, ao se dirigirem ao saguão do aeroporto nenhum funcionário da companhia forneceu informações sobre quais os procedimentos que seriam adotados. “Eles disseram que não poderiam se pronunciar em nome da empresa, mas que iriam tentar encaixar alguns passageiros em voos de outras companhias para que pudessem chegar ao destino. Porém, por volta das 4h da manhã nada havia sido resolvido e os quase 200 passageiros permaneciam sem resposta”, disse uma passageira, que é empresária e realizaria compras em São Paulo nesta quarta.
Por volta das 7h da manhã, alguns passageiros, que não são de Sergipe, foram encaminhados a hotéis, e outros que moram na capital foram orientados a voltar para casa, já que só irão embarcar no voo das 13h40. Ainda segundo a empresária, outros passageiros preferiram ficar no aeroporto, pois havia a possibilidade de embarque em voos de outras companhias. Mas, após mais uma hora de espera, um funcionário da TAM informou que as oito vagas que a princípio haviam sido disponibilizadas, não poderiam ser utilizadas.
“Isso aumentou ainda mais o clima de revolta. Eles pegaram nossos documentos e os tickets de embarque para realizar o procedimento e após 1h de espera, fomos procurar o funcionário, que após muita insistência informou que as vagas não estavam disponíveis. Um transtorno muito grande e falta de respeito deles, que não priorizaram o atendimento aos idosos e outros passageiros, que deveriam ter uma atenção especial”, afirmou a empresária.
A equipe de reportagem do G1 Sergipe entrou em contato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Aracaju, que confirmou o atraso no voo, mas não quis se pronunciar sobre o ocorrido, já que o problema é de responsabilidade da companhia aérea. Por telefone, a assessoria da TAM, em São Paulo, informou que nenhuma informação sobre o caso poderia ser repassada.
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