Pular para o conteúdo principal

SAMU Aeromédico completa 3 anos em Alagoas


O governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, realiza na próxima segunda-feira (6/5), a partir das 08 horas, um coquetel para comemorar os três anos de existência do Serviço Aeromédico. O evento vai ocorrer no hangar do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, onde vai acontecer uma simulação de atendimento.
Para comemorar o salvamento de várias vidas, a confraternização vai reunir profissionais do Corpo de Bombeiros, do Gabinete Militar, da Sesau, do Samu e demais entidades envolvidas com o serviço. De acordo com o Setor de Estatística do Samu Maceió, durante esse período de existência, os profissionais salvaram 446 pacientes.
Foram vítimas de vários tipos de acidentes, a exemplo de colisão em trânsito, transporte de pacientes graves para hospital mais equipado, transporte de pacientes para realizar exames complexos em hospitaisl fora de Maceió e transporte de bebês em estado grave.
História – O Serviço Aeromédico do Samu foi implantando, junto com o Corpo de Bombeiros e o Gabinete Militar em 2010, por iniciativa de um grupo de profissionais da Sesau, do Samu, do Corpo de Bombeiros e do Gabinete Militar, com total apoio do governador Teotônio Vilela Filho.
“Recentemente mudamos o hangar da aeronave para que o trabalho dos profissionais tenha mais êxito, porque fica num local estratégico”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas. O hangar foi transferido da Academia da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e conta com um helicóptero moderno, modelo Esquilo 355 bi-turbina, totalmente equipado e adaptado para o socorro de pessoas em estado grave.
“O Samu Aeromédico é fundamental para que possamos salvar a vida de centenas de alagoanos e está à disposição da população de forma gratuita, via SUS [Sistema Único de Saúde]”, destacou o secretário Jorge Villas Bôas, acrescentando que poucos estados brasileiros dispõem desse serviço, que atente especificamente a urgências e emergências.
“Temos certeza que estamos oferecendo um serviço qualificado às vítimas graves que necessitam da remoção de locais de difícil acesso ou de longos percursos. Isso porque, ele atende com agilidade e segurança, amenizando as possíveis sequelas que poderão ocorrer”, destacou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.
De acordo com o Setor de Estatística do Samu Maceió, em maio de 2010, quando o serviço foi oficializado, foram salvas 90 pessoas, em 2011 foram 143, em 2012 foram 165 e de janeiro a abril deste ano já foram 48. O serviço funciona das 7h às 17h, já a aeronave não funciona no período noturno.
Salvamento – No início de abril deste ano um recém-nascido foi transportado do Hospital de Penedo para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Coruripe. Várias equipes de médicos, enfermeiros, condutores socorristas e demais profissionais de saúde foram mobilizadas para salvara a criança. No dia 25 do mesmo mês, a mãe do bebê se encontrou com a equipe que realizou o transporte de seu filho e, emocionada, agradeceu o empenho dos profissionais.
Nestes três anos de atuação, o Samu Aeromédico salvou 446 vítimas, decorrentes de acidentes de trânsito, das enchentes de 2010 (principalmente dos municípios de Murici, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Quebrangulo, Branquinha, Santana do Mundaú e União dos Palmares). Também transportou pacientes para outros estados, a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte, quando o caminhoneiro Glenio Wilder de Oliveira foi socorrido.
Estrutura - Além dos médicos especialistas e de enfermeiros, que realizaram cursos de capacitação para o serviço, a aeronave conta com uma equipe de tripulantes e mecânicos. O Aeromédico é considerado uma Unidade de Suporte Avançado, que corresponde a uma UTI Aérea. A abrangência do serviço da aeronave compreende as áreas das BRs 101, 104 e 316, além das ALs 101 Norte e Sul, 110, 115 e 220.
Fonte: Ascom / SAMU


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.