A antecipação de investimentos em adaptações de pista do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, na Grande São Paulo, poderia permitir uma receita adicional de R$ 16 milhões somente em 2014, estima a Airbus. O valor se refere às tarifas aeroportuárias que seriam arrecadadas com o recebimento de aviões A380, o maior da companhia e que hoje não pode aterrissar no aeroporto por falta de infraestrutura.
"Quatro companhias aéreas internacionais já declararam interesse em trazer suas aeronaves A380 para o Brasil", disse o diretor sênior de Vendar da Airbus, Michel Clanet, citando Emirates, Lufthansa, Air France e British Airways. A partir de 2014, quando o novo terminal 3 do aeroporto ficar pronto, Guarulhos estará apto a embarcar e desembarcar o A380, uma vez que o novo terminal terá quatro plataformas (fingers) que receberão os grandes aparelhos. No entanto, o maior avião da Airbus não poderá decolar ou aterrissar porque a pista não estará apta para receber o equipamento.
As obras para adaptação da pista devem iniciar somente quando o terminal ficar pronto e estão previstas para serem concluídas em 2016. "Esta obra poderia ser antecipada só 0,7% do previsto para a primeira fase [US$ 800 Milhões]", defendeu.
Clanet lembrou que nenhum país da América do Sul recebe atualmente esse avião."Com os eventos esportivos previstos para acontecer nos próximos anos, o Brasil tem a oportunidade para ser o primeiro a receber o A380", sugeriu. A airbus não realizou estudos sobre a demanda de companhias aéreas por operar voos com o A380 para outros aeroportos brasileiros, mas indicou que Galeão, Rio e Viracopos, em Campinas (SP), também seriam candidatos a receber a aeronave. Fora do Brasil, ele destacou o interesse no aeroporto de Ezeiza, Buenos Aires, mas revelou que até agora não houve interesse das companhias aéreas de operar o destino.
Comentários
Postar um comentário