Pular para o conteúdo principal

Piloto de avião que caiu no PA já havia se envolvido em acidente

Três pessoas morreram na queda do avião em Belém.
Segundo Anac, índices aumentaram no PA nos últimos anos.


O piloto Joaquim Calixto Neto, comandante da aeronave que caiu em Belém nesta terça-feira (3), já havia se envolvido em um acidente aéreo na mesma data, em 3 de setembro 2007, quando duas pessoas ficaram feridas após um pouso forçado em uma fazenda do Pará.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, Calixto teve de realizar uma série de exames após a ocorrência de 2007, mas não foi impedido de voar. Ainda de acordo com a Anac, toda a documentação da aeronave que caiu em Belém nesta terça-feira (3) estava em ordem.
Além de Calixto, outras duas pessoas - Rossivaldo Rabelo de Castro e Anderson Conceição - morreram na queda do avião modelo Cessna nesta terça. Segundo informações do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), o avião fazia serviço de transporte de dinheiro, e havia decolado de Belém para Portel, na ilha do Marajó. Ainda não se sabe a causa do acidente.
Fiscalização
Segundo a Anac, até o mês de junho de 2013 já foram registrados quatro acidentes aéreos no Pará. Em 2012 foram 9 casos, e em 2011, 8 acidentes. Ainda de acordo com a Anac, a maior parte dos acidentes acontece com aviões de táxi aéreo, mas a quantidade de ocorrências estaria compatível com a frota do estado. Para evitar novas ocorrências, a agência realiza em Belém a operação "Voe Seguro", que fiscaliza a aviação civil no estado.
"Nós entendemos que a quantidade de acidentes está dentro da média nacional. No Pará existem muitas aeronaves em função da distância. O acidente aéreo pode ser evitado se o piloto e proprietário atentarem para as normas existentes", disse Claudio Ianelli, gerente de fiscalização da Anac.
FONTE:GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.