Pular para o conteúdo principal

A Era de ouro da Aviação Comercial

No início da aviação comercial em grandes aeronaves, passageiros pagavamnão só pela viagem, mas também pela experiência de voar com estilo e luxo


Quem viaja de avião não está mais interessado na experiência de voar, até porque não há mais o que fazer nas aeronaves atuais além de ver filmes em pequenas telas e comer comida de micro-ondas. Paga-se somente pela viagem, de preferência da forma mais rápida e a maioria viaja em apertados assentos de classe economica. Mas antigamente era outra história.
Até o final da década 1970 viajar de avião era algo extremamente caro. Poucas pessoas tinham acesso a essas passagens, por isso as companhias podiam se dar ao luxo de ter cabines com menos assentos, abrindo amplos espaços em aeronaves de voos internacionais. A classe econômica dessa época era equivalente a de uma executiva dos tempos atuais, mas com muito mais estilo e luxo.
Em imagens recuperadas pelo site Key.Aero é possível relembrar como era o glamour a bordo desses aviões, especialmente na primeira classe do Boeing 747. Maior avião dos anos 1970, o Jumbo desse tempo operado por companhias aéreas dos Estados Unidos reservava um enorme espaço da cabine para a primeira classe, que continha salas de estar com bar e até ambientes com música ao vivo, algo impensável para os padrões atuais.









A comida servida aos passageiros da primeira classe era preparada com primor por cozinheiros e servida em grande estilo em bandejas com pratos de porcelana e talheres de metal. Durante os voos eram oferecidos seguidos cocktails e a todo momento uma rolha de champagne voava pela cabine em meio a música, risadas e fumaça. As companhias ainda permitiam fumar a bordo: nas fotos os viajantes aparecem fumando cigarros, charutos e até cachimbos.
Os interiores dos aviões tinham estilo glamouroso, especialmente nos anos 1970 com as tendências hippies coloridas, e o luxo reinava na cabines com assentos de tecido fino e acabamentos de madeira e alumínio. O serviço de bordo ainda era feito por belas aeromoças vestidas com uniformes assinados por grandes estilistas da época.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.