Pular para o conteúdo principal

Ajuste fiscal faz FAB desistir do Gripen "Tampão"

























Os cortes no orçamento da Força Aérea Brasileira (FAB) previstos no ajuste fiscal em curso neste ano, suspendeu o projeto de arrendamento de 12 caças Saab Gripen C/D, modelo antecessor da nova geração “NG”, que é a versão que está em processo de aquisição pela FAB. Sem os aviões provisórios, a defesa aérea continuará sendo feita pelos caças Northrop F-5, que embora tenham sido modernizados pela Embraer já são considerados obsoletos.

“Diante da atual conjuntura de ajuste fiscal, o Comando da Aeronáutica começou a avaliar, como alternativa, a possibilidade de antecipar o simulador de voo do Gripen NG, como forma de propiciar a familiarização dos pilotos e mecânicos com a nova plataforma”, declarou o brigadeiro Alvani Adão da Silva, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ao jornal Estado de São Paulo.
A proposta de aluguel das aeronaves, segundo declarações do brigadeiro ao jornal, começou a ser discutida entre o Comando da Aeronáutica e o governo sueco em 2014. A negociação não tinha nenhuma relação com a compra dos 36 caças do programada F-X2. O arrendamento dos Gripen usados preencheria a lacuna operacional entre a desativação dos caças Mirage 2000, em dezembro de 2013, e a entrega dos primeiros Gripen NG, prevista para 2019.
Complicações no pagamento
Quando o contrato de compra dos caças Gripen NG foi assinado pela FAB, em outubro de 2014, o acordo foi firmado em coroas suecas, correspondendo a US$ 5,4 bilhões na época. Porém, com a desvalorização da moeda sueca em relação ao dolar, esse montante hoje equivale a US$ 4,6 bilhões. Devido a essa variação, o governo brasileiro tenta agora uma redução nos juros do financiamento mais adequada a situação de ajuste fiscal do Brasil.
“Esse contrato é tão importante para o Brasil quanto para a Suécia. Acredito que os dois lados estão em sintonia para buscar uma solução. Para quem esperou 18 anos, um ou dois meses a mais não faz diferença”, afirmou o brigadeiro a publicação.
O diretor do DCTA, no entanto, admitiu que se não houve avanços na negociação até agosto, será necessário um ajuste no cronograma de envio de técnicos e engenheiros brasileiros que irão trabalhar no desenvolvimento do Gripen NG (que ainda não está pronto) na Suécia.
Pelo acordo firmado entre a FAB e a Saab, a empresa sueca vai receber 357 profissionais do DCTA e de empresas brasileiras. A maior parte desse pessoal, 240 engenheiros, serão enviados pela Embraer, que também vai trabalhar no desenvolvimento do Gripen NG e coordenar sua produção no Brasil. Também estão envolvidas no projeto as empresas brasileiras Inbra, AEL Sistemas, Akaer, Atech e Mectron.
Vigilância aérea prejudicada
A capacidade de proteção aérea da FAB encontra-se atualmente defasada. Desde a aposentadoria dos caças Mirage III e posteriormente a desativação dos Mirage 2000 provisórios, o Brasil não tem um meio de defesa de alta performance. As aeronaves desativadas eram mais rápidas e tinham alcance superior, alem de carregar armamentos mais avançados (no caso do Mirage 2000) em relação ao F-5, que hoje é a principal aeronave de defesa do país.
Fonte: AirWay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.