Pular para o conteúdo principal

Aviões da Azul e da Gol entram em rota de colisão e passam a 60 metros um do outro sobre a Bahia

Boeing da Gol acabava de decolar de Salvador e cruzou com ATR da Azul que vinha de Barreiras





















Dois voos comerciais que sobrevoavam o Estado da Bahia na tarde deste domingo (28) ficaram a apenas 60 metros de distância um do outro em pleno ar. As aeronaves comerciais operadas pela Azul e Gol quase se chocaram no ar quando se cruzaram. A distância mínima recomendada pelas autoridades aeronáuticas é de 300 metros, cinco vezes maior do que o registrado entre os dois aviões.  

O incidente envolveu um modelo ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas que fazia o voo AD 2662, de Barreiras (BA) à capital baiana e o Gol 1884, com destino a Aracaju. Por volta das 15h40 o comandante do Boeing 737-800 da Gol que acabara de decolar do aeroporto Luis Eduardo Magalhães com destino à capital sergipana chamou a torre para reportar o incidente.

— Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés [60 metros] passando aqui embaixo.

Apesar da baixa qualidade da gravação disponibilizada pelo site FlightRadar24, ao qual tivemos acesso, é possível ouvir a operadora da torre de controle dando uma resposta padrão com coordenadas de voo.

Na sequência, a operadora é repreendida pelo comandante da Gol.

— Precisamos de algo imediato (...) tem que encontrar um eixo aqui pra gente livre de colisão, minha querida.
No mapa disponibilizado online com as rotas percorridas pelos aviões também é possível ver que uma aeronave passou sobre outra, separadas por uma distância irregular.

No momento do incidente, o Boeing da Gol voava a 378 nós (700 km/h) e o ATR da Azul se encontrava a 216 nós (400 km/h). Um choque a essas velocidades provavelmente seria fatal para todos a bordo.

A responsabilidade pela organização do tráfego próximo aos aeroportos é do DECEA, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O órgão, no entanto, não respondeu em tempo hábil a solicitação para comentar a informação.  

Procurada, a Azul explicou que a única anormalidade registrada no voo 2662 foi um atraso de 40 minutos na decolagem de Barreiras por problemas técnicos e negou o incidente com o Gol. 
Fonte: R7


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda a diferença entre Acidente e Incidente Aeronáutico

Algumas pessoas tendem a ter dificuldades ao entender acidente aeronáutico com incidente, isso ocorre muitas das vezes com os leigos ou com os novatos que estão entrando na aviação. Então para que não ocorra mais confusões, entenda a seguir a diferença entre esses dois casos, que são simples, portanto duvidoso para alguns.

Entenda sobre as nuvens Cumulus Nimbus ou CB

As magníficas superestruturas de água, ar e energia flutuando em certas épocas do ano, são o fenômeno mais perigoso da atmosfera. Seu poder destrutivo faz com que sejam respeitadas até mesmo pelas grandes aeronaves. São os temíveis Cb’s! Certas condições ambientais (umidade, temperatura, pressão e instabilidade do ar) fazem com que um grupo de cumulus se associe formando esta gigantesca estrutura. São nuvens com grande desenvolvimento vertical, com seu topo em formato de bigorna podendo atingir até 18 km de altura, e sua base se estender de 5 a 10 km. Normalmente atuam em aglomerados ou linhas de instabilidade, varrendo dezenas e centenas de km de extensão.

Centro de Manutenção da TAM Aviação Executiva em Aracati inicia suas atividades

A TAM Aviação Executiva , recebeu certificação da ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa dar inicio ao funcionamento do seu novo Centro de Manutenção em Aracati/Ceará. Sendo a primeira empresa a realizar este tipo de serviço na região Nordeste do pais.