A Bell Helicopter, uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo, iniciou um tour pelo Brasil com um mock-up do Bell 505 Jet Ranger X, um novo modelo executivo com baixos custos de operação. O aparelho já apareceu em Balneário Camboriú (SC) e Belo Horizonte (MG) e ainda vai passar por mais oito cidades: Curitiba, Vitória, Salvador, Goiânia, Ribeirão Preto, São Paulo Rio de Janeiro e Angra dos Reis.
O principal ponto do Jet ranger X é o motor, no caso uma turbina de 504 hp. Nesse segmento, considerado de acesso no meio executivo, o mais comum são motores a pistão. Com o propulsor mais avançado o modelo é mais rápido e pode levar mais carga, o que permitiu a construção de uma cabine com bom espaço para quatro passageiros e um piloto.
Segundo a fabricante, o Bell 505 alcança até 232 km/h e tem alcance de 650 km. Contando passageiros e bagagens, o helicóptero pode carregar 650 kg. Os assentos podem ser removidos ou dobrados para levar objetos maiores.
O Bell 505 ainda é equipado com equipamentos de voo e navegação digitais, com duas telas de LCD de 10,4 polegadas.
O Jet Ranger X, apesar de todos os anúncios, ainda não está totalmente pronto. Os protótipos estão nas últimas fases de testes no Estados Unidos e fabricante espera que o modelo seja homologado pela FAA (Federação de Aviação dos EUA) no início de 2016 e logo em seguida pelos órgãos aeronáuticos de outros países, como a ANAC no Brasil.
O preço do novo helicóptero monoturbina da Bell ainda não foi definido no Brasil, onde a venda do aparelho será intermediada pela Tam Aviação Executiva. Nos EUA, o modelo é avaliado em US$ 1,04 milhão. Além do preço atrativo no segmento, o modelo, por ter apenas um motor e pequeno porte, tem baixos custos de manutenção e consome pouco combustível.
Fonte: Airway
Comentários
Postar um comentário