Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2015

Ajuste fiscal faz FAB desistir do Gripen "Tampão"

Os cortes no orçamento da Força Aérea Brasileira (FAB) previstos no ajuste fiscal em curso neste ano, suspendeu o projeto de arrendamento de 12 caças Saab Gripen C/D, modelo antecessor da nova geração “NG”, que é a versão que está em processo de aquisição pela FAB. Sem os aviões provisórios, a defesa aérea continuará sendo feita pelos caças Northrop F-5, que embora tenham sido modernizados pela Embraer já são considerados obsoletos.

Boeing vai reduzir o ritmo de produção do B747-800

A Boeing anunciou que vai reduzir o ritmo de produção do 747-800, a versão mais moderna do Jumbo. A redução entra em vigor a partir de março de 2016, quando a empresa planeja entregar uma aeronave por mês. Na linha atual são produzidos 18 unidades por ano.

Aviões da Azul e da Gol entram em rota de colisão e passam a 60 metros um do outro sobre a Bahia

Boeing da Gol acabava de decolar de Salvador e cruzou com ATR da Azul que vinha de Barreiras Dois voos comerciais que sobrevoavam o Estado da Bahia na tarde deste domingo (28) ficaram a apenas 60 metros de distância um do outro em pleno ar. As aeronaves comerciais operadas pela Azul e Gol quase se chocaram no ar quando se cruzaram. A distância mínima recomendada pelas autoridades aeronáuticas é de 300 metros, cinco vezes maior do que o registrado entre os dois aviões.  

A Era de ouro da Aviação Comercial

No início da aviação comercial em grandes aeronaves, passageiros pagavam não só pela viagem, mas também pela experiência de voar com estilo e luxo Quem viaja de avião não está mais interessado na experiência de voar, até porque não há mais o que fazer nas aeronaves atuais além de ver filmes em pequenas telas e comer comida de micro-ondas. Paga-se somente pela viagem, de preferência da forma mais rápida e a maioria viaja em apertados assentos de classe economica. Mas antigamente era outra história. Até o final da década 1970 viajar de avião era algo extremamente caro. Poucas pessoas tinham acesso a essas passagens, por isso as companhias podiam se dar ao luxo de ter cabines com menos assentos, abrindo amplos espaços em aeronaves de voos internacionais. A classe econômica dessa época era equivalente a de uma executiva dos tempos atuais, mas com muito mais estilo e luxo. Em imagens recuperadas pelo site  Key.Aero  é possível relembrar como era o glamour a bordo desses av

Novo caça F-35 faz primeira decolagem em Rampa

O projeto JSF (Joint Strike Fighter) iniciado em 1996 nos Estados Unidos e que resultou no caça F-35 avançou mais uma fase após longa espera e muito dinheiro gasto. A aeronave completou nesta semana sua primeira decolagem no “ski-jump”, uma rampa que ajuda o aparelho a alçar voo em menor espaço – esse recurso é utilizado em porta-aviões que não têm catapulta.

United Airlines compra 5% da Azul por US$ 100 milhões

Empresa passa a ter um membro no Conselho de Administração da Azul. Acordo precisará passar ainda pela aprovação da Anac e o Cade. A  Azul  Linhas Aéreas e a United Ailines anunciaram nesta sexta-feira (26) um acordo de parceria no qual a companhia norte-americana investirá US$ 100 milhões na aérea brasileira por 5% do valor econômico da empresa.

Neeleman vai utilizar A321neo com a TAP nos eixos Brasil, EUA-Portugal! Entenda!

O empresário  David Neeleman , dono da  Azul , e novo acionista da aérea  TAP  anunciou que a companhia portuguesa comprará no mínimo 53 novos aviões da fabricante europeia Airbus. Os novos modelos permitirão à empresa ter um papel mais importante nas rotas transatlânticas entre Lisboa e os Estados Unidos e o Brasil. A novidade é o uso de aviões menores - de um corredor - entre os dois continentes, o que reduzirá custos para a  TAP  e ainda permitirá aumento do número de destinos e frequências.

Helicóptero cai em distrito de Ouro Preto, em MG, dizem bombeiros

A queda aconteceu na zona rural de Mata dos Palmitos. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas morreram. Um helicóptero caiu na zona rural de Mata dos Palmitos, no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, perto de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, nesta terça-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto e mais dois ocupantes da aeronave morreram. A única pessoa identificada pelos bombeiros até as 22h40 era o piloto, Felipe Piroli. O local da queda é de difícil acesso. O avião saiu de Macaé (RJ) e seguia para Belo Horizonte. De acordo com o Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, o prefixo do helicópetro é PT-YDY Bell 06. Este é o terceiro acidente aéreo ocorrido neste mês de junho em Minas Gerais. No dia 5, um avião agrícola caiu em uma fazenda na região de Celso Bueno, distrito de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro. No dia 7, houve a queda de um avião de pequeno parte sobre uma casa no bairro Minaslândia, na Região Norte de Belo Horizonte. Fonte: G1/G

CESSNA CARAVAN, O JIPE DOS ARES

No início da década de 1980 aviões multifunções ou eram pequenos e com alcance limitado ou muito grandes e com alto custo de operação. Não havia um meio termo, o que exigia o emprego de aeronaves adaptadas ou então voando no limite de custos operacionais. Nessa época a fabricante norte-americana Cessna Aircraft enxergou a oportunidade e iniciou o desenvolvimento de um produto para atender essa demanda. O resultado foi o Cessna Caravan (ou Cessna 208), que se tornou um dos aviões de maior sucesso no mundo.